segunda-feira, abril 27, 2009

Quem diria...


Eu, que talvez estivesse julgando que estava conseguindo sair de uma certa vida que, como fui ensinado, deveria ser à prova de erros, deveria ser sempre buscando uma perfeição...

Hoje aprendi com uma pessoa que jamais esperaria aprender.

Eu que achei que estava conseguindo enxergar toda a floresta, não consegui enxergar uma pequena folha, que estava sempre ali, debaixo do meu nariz. E por isso, não, eu não estava conseguindo enxergar toda a floresta.

Aprendi com aquele que sempre achei que estava me julgando ser o pior, o mais desleixado, o mais descompromissado.

Aprendi com alguém que tem que cumprir prazos, que deve pagar por qualquer centavo que errar numa auditoria, que tem que analisar quilos e quilos de papel, cheio de números, e que tem que assinar seu nome embaixo do que faz, assumindo a responsabilidade, algumas vezes por quantias de milhares em dinheiro, dizendo que sim, que com aquilo lá está tudo certo.

Alguém que eu julguei. Que eu julguei ser um sistemático, um cara muito sério, um cara à prova de erros.

Aprendi com um professor de contabilidade.

E o que ele me disse, foram poucas palavras, mas palavras que me fizeram enxergar algo que talvez todos os meus amigos e pessoas próximas estivessem tentando dizer. Mas ele disse palavras que eu jamais esperaria escutar dele:

"Parece que você está se punindo demais. E sem motivo."

E me aconselhou em coisas que jamais esperaria ser aconselhado. Mostrou-me coisas pequenas, que julgava já ter percebido. Pobre que fui.

E quando comecei a enxergar algo que não via, olhei para mim mesmo, e então me dei conta que, quando você cobra sério demais da vida, quando você a leva a sério demais...

É você quem acaba se tornando a piada.

Obrigado, professor.


Beijosmeliguem.


(De: Batman - A Piada Mortal)

Nenhum comentário: